Hedy Lamarr nasceu em 1914 em Viena, Austria. Atriz de cinema e inventora austríaca.
Filha de um banqueiro e
de uma pianista nasceu com o nome de Hedwig Eva Maria Kiesler. Recebeu uma
sólida formação e desde criança se destacou por sua beleza e inteligência brilhante;
Aos 16 anos iniciou seus estudos em engenharia, porém poucos anos depois os
abandonou para ingressar a Escola de Arte dramática de Berlim. Estreou no
teatro e logo se dedicou ao cinema. Trabalhou como atriz na Europa, até que fez
o filme Ecstasy, em 1933, no qual apareceu nua em um lago, e depois do
escândalo para época, se viu forçada a deixar de filmar.
Ela se casou aso 19 anos, por vontade de seus pais, com o fabricante de armas austríaco Friedrich Mandl (1900-1977), quem comprou todas as copias da película Ecstasy para destruir. Marido dominante e membro do partido nazista, a deixava trancada em sua casa e só saia junto com ele para assistir a reuniões sociais, com homens de Hitler e Mussolini. Nessas reuniões se falava em detalhes sobre a guerra, sobre tudo das armas, o que Hedy Lamarr aproveitou para copiar toda a informação; Enquanto isso, na solidão da sua casa, seguiu seus estudos em engenharia.
Depois de 4 anos de
casamento, valente e decidida, escapou de seu marido, indo a Paris, Londres e
finalmente a Hollywood, Estados Unidos; Sob a proteção de Louis Mayer dos
estúdios MGM, recomeçou sua carreira de atriz de cinema, com um novo nome: Hedy
Lamarr. Esteve debaixo das ordens dos diretores mais renomados da época e
compartilhou elencos com os principais atores de Hollywood.
Em 1940 ela conheceu o
músico e compositor George Antheil (1900-1959) em uma festa de Hollywood em 1940.
George Antheil era compositor e escrevia na Esquire artigos sobre
endocrinologia aplicada a sedução. Eles se encontram em um jantar. Hedy
pergunta se poderia fazer algo para aumentar o tamanho de seus seios. Anedotas
a parte, o encontro foi magnético.
Antheil era um musico
que experimentava o controle autômato dos instrumentos musicais, como pode ser
observado em Ballet Mécanique, uma mistura sonora de pianos, martelos e hélices
de avião que provocaram um escândalo. Ele, através de um sistema de rádio controle
foi capaz de fazer funcionar 8 pianos de vez.
Entre as festas para
captar fundos para guerra e os filmes, Hedy e George idealizaram um sistema no
qual os torpedos acionados igualmente por rádio controle, não dependiam de uma única
frequência, mas sim saltavam continuamente entre 88 frequências, as quais
faziam praticamente impossíveis de serem interceptadas pelos alemães. O invento
foi patenteado por ambos em 1942. Contudo a Armada considerava excessivamente
complicado de implementar e, as vezes o denegria dizendo que não passava de um
mecanismo de piano. O invento, ficou na gaveta de patentes, esquecido.
Quinze anos depois, a eletrônica
havia sofrido um grande avanço tecnológico graças ao desenvolvimento dos
transistores, o que permitiu que a armada americana se interessasse pelo invento
de Lamarr e Antheil, já que facilitava enormemente o seu funcionamento. Em 1957
foi utilizado em uma bóia radio controlada e em 1962 foi utilizada na crise dos
misseis de Cuba, mas para fornecer informações de forma segura ter as embarcações
que participavam do bloqueio naval. A partir dali, este sistema foi utilizado
amplamente na guia de misseis, no desenvolvimento da tecnologia GPS e inclusive
no funcionamento dos celulares, aparelhos wifi e bluethooth. Ambos não
receberam nenhum dinheiro pela invenção a patente havia expirado.
Hedy Lamarr,
paralelamente a tudo isto, se converteu em uma pessoa taciturna, que acabou
abandonando sua carreira em 1958, depois de uma série de fracassos pessoais e
profissionais. Obcecada com a beleza que estava indo embora, submeteu-se a cirurgias
plásticas e terminou como uma caricatura do havia chegado a ser. Apesar disso,
ela continuou inventando, como um comprimido que dissolvido em água proporcionava
um refrigerante de cola e uma coleira de cachorro com propriedades
fluorescentes.
A Eletronic Frontier
Foundation deu um prêmio de pioneiro para Lamarr e, a titulo póstumo, George
Antheil em uma cerimônia realizada em San Francisco em 1997. Mas ela não foi receber
o prêmio devido a aparência, por isso o filho foi representa-la. Nesse mesmo
ano, Lamarr e Antheil receberam o Bulbie Gnass Spirit of Achievement Award,
assim como una distinção honorária concedida pelo projeto Milstar.
Um ano mais tarde, Hedy
recebeu em Viena a medalha Viktor Kaplan, outorgada pela Associação Austríaca
de Inventores e Titulares de Patentes.
Ela morreu na Flórida,
nos EUA, em 2000. Suas cinzas foram espalhadas nos bosques de Viena, lugar onde
nasceu.
Artes e CinênciaÇ uma renascentista em pleno século XX.
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