Evelyn nasceu em 1º de
maio de 1924 em Washington DC. Apesar de haver nascido em uma família humilde e
crescer em meio a grande depressão, o que mais recordou destes anos foi a segregação
racial da sociedade americana.
Cursou seus estudos nas
escolas de Washington, sendo uma aluna excepcional e se graduou como um dos
cinco melhores estudantes. A partir daquele momento
somente aspirava ser professora.
Em 1941, com apoio econômico
de sua tia e de uma pequena bolsa, começou seus estudos no Smith College, onde
se especializou em matemática, física teórica e astronomia.
Ela se graduou
brilhantemente em 1945 e recebeu uma bolsa da Smith Student Aid Society of
Smith College para começar seus estudos de doutorado.
Entrou para Yale no
outono de 1945 e começou a investigar análise funcional com a supervisão de
Hille. Escreveu sua tese de doutorado “On Laguerre Series in the Complex Domain”
em 1949, e junto com Marjorie Lee Browne graduada pela universidade de Michigan
no mesmo ano, convertem-se nas primeiras afroamericanas a doutorar-se em Matemáticas.
Depois de terminar sua
tese em Yale, Granville seguiu trabalhando em equações diferenciais com Fritz
Jhon. Infelizmente, nem Hille, nem Jonh a animaram a publicar suas
investigações. Depois de várias tentativas para conseguir um posto no
Polytechnic Institute of Broolyn, sem consegui-lo, ao que parece foi rejeitada
devido a seu gênero e/ou cor). Em 1950 Ela aceita um posto de professora associada
na Fisk University de Nashville.
Não obstante, Evelyn, “que
quis ser professora desde pequena, ão podia aceitar a forma tão restritiva com
que as mulheres negras tinham que desempenhar seus postos acadêmicos no início
dos anos 50. Considerando suas opções, era normal pensar em um emprego estatal...
Na primavera de 1952 decidiu buscar um trabalho no governo e voltou para
Washington D.C.”.
O trabalho que foi
oferecido pela National Bureau of Standarts deu-lhe o dobro do sálario que
tinha como docente. Evelyn escreveu:
“O trabalho consistia em
consultar com engenheiros e cististas de análises matemáticas sobre os
problemas relacionados com o desenvolvimento de misséis... conheci muitos matemáticos
que estavam empregados como programadores de computador. Naquele momento o
desenvolvimento de computadores eletrônicos estava no seu início. A aplicação
de computadores aos estudos científicos me interessava muito, o que me fez
considerar seriamente uma oferta de emprego na International Business Machines
Corporation” (IBM).
Quando o programa
espacial dos Estados Unidos começava a desenvolver-se, a Nasa contrata a IBM
para implementar o software. Granville formava a equipe de matemáticos da IBM.
Desse modo, ela trabalhou para Nasa na programação de órbitas para os projetos
Vanguard e Mercury. Foi em sua opinião o trabalho mais interessante da sua
vida.
Após seu casamento, em
1960, mudou-se para viver na Califórnia e continuou a trabalhar a Centro de dados
dos Laboratórios de Tecnologia Espacial no cálculo e programação de órbitas
espaciais.
Nos anos 60, uma época
onde a demanda da indústria militar gerava grande atividade no campo de
desenvolvimento tecnológico, Evelyn abanona a IBM e trabalha para a indústria privado
no Projeto Apolo (programação de orbitas, análises numéricas e técnicas
computadorizadas de digitalização).
Em 1963 regressa para IBM
e toma o que qualifica como as mais importantes de sua vida. Ela se divorcia, permanece
em Los Angeles e abandona a investigação na indústria privada para passar a
ensinar analises numéricas e programação na Universidade do Estado de Los
Angeles.
Em 1983, aos 59 anos,
toma outra decisão mais importante na sua vida. Volta a se casar e vai morar
com seu novo marido em um rancho no Texas.
Em 1967 ela aceita um
posto de professora na California State University de Los Ángeles, ocupando-se
também da preparação dos professores desta matéria. Este interesse peloensino a
levou a envolver-se com o Miller Mathematics Improvement Program e o fruto
deste trabalho foi a publicação de um livro, hunto a Janson Frand, “Theory na Applications
of Mathematics for Teachers (1975)”, bem recebido e utilizado em muitas
escolas.
Na Universidade do Texas,
obteve a cátedra “Sam A Lindsey”, retirando-se em 1997.
Traduzido de “Las negratas”
e do “Centro Virtual de divulgación de las matemáticas”.
fiquei muito feliz em descobrir este texto e este site... :-)
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