sábado, 23 de fevereiro de 2013

Posted by Unknown on 12:06 No comments



Nasceu no Rio de Janeiro em 1949. Física e investigadora brasileira. 

Em sua trajetória profissional Belita se dedica, com muito entusiasmo e decisão, a física dos materiais, estuda o comportamento dos elétrons nos diferentes materiais e as propriedades dos semicondutores para a fabricação de um computador quântico. Suas investigações tem grande repercussão em dois dos campos mais importantes da física atual: as nanociências e a física quântica. No âmbito da nanociência ela tem trabalhado com o comportamento eletrônico dos tubos de carbono. 

Belita Koiller concluiu em 1975 seu doutoramento em Física na Universidade da Califórnia - Berkeley, onde realizou pesquisa de tese sob a orientação de Leo Falicov.

Retornou ao Brasil imediatamente após a conclusão do doutoramento, iniciando sua carreira profissional como Professora Assistente do Departamento de Física da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ), onde havia concluído a graduação em Física em 1971. Em 1980 foi promovida a Professora Associada, e em 1992 foi nomeada Professora Titular. 

Ingressou em 1994, através de concurso público para a vaga de Professor Titular do Instituto de Física, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde permanece até hoje. 

Com diversos colaboradores no país e no exterior, realizou mais de 100 trabalhos científicos publicados em revistas e livros especializados. Tanto na PUC/RJ quanto na UFRJ, vem exercendo atividades de ensino de graduação e pós-graduação, pesquisa, orientação de estudantes, administração acadêmica e diversas funções de apoio à comunidade. 

Na PUC/RJ, foi Diretora do Departamento de Física em 1983/1984 e Coordenadora Setorial de Pós-Graduação do Centro Técnico-Científico de 1986 a 1990. Participou do Comitê Assessor de Física e Astronomia do CNPq no biênio 1986/1987. 

Foi editora da Revista Brasileira de Física (atual Brazilian Journal of Physics) em 1990/1991. 

Foi eleita duas vezes, com mandatos de 1993 a 1997 e de 1999 a 2003, para o Conselho da Sociedade Brasileira de Física. Membro da Academia Brasileira de Ciências.

Foi nomeada pelo International Council of Scientific Unions - ICSU como membro de seu Committee on Capacity Building in Science, do qual participou no biênio 1994/1996.

Participou e coordenou vários eventos científicos nacionais e internacionais. Realizou e recebeu visitas científicas e mantém colaboração com grupos de pesquisa em diversas instituições nacionais internacionais, em particular a Universidade Federal de Minas Gerais, a Universidade da Califórnia, a Universidade Johns Hopkins e a Universidade de Maryland. 

Condecorações

Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico - Presidente da República do Brasil - ago/2002
Grã-cruz - Ordem Nacional do Mérito Científico - dez/2010

Prêmios

Prêmio Unesco/L'Oréal para Mulheres na Ciência - UNESCO - mar/2005

Fonte: Academia Brasileira de Ciências e  traduzido do Mujeres que hacen la historia
Categories: ,

0 comentários:

Postar um comentário