sábado, 23 de fevereiro de 2013

Posted by Mulheres na ciência on 12:01 No comments


Bioquímica farmacóloga estadunidense nascido em New York City, pesquisadora do Wellcome Research Laboratories, pesquisadora Triangle Park, NC, especialista em tratamentos de leucemia e gota, co-vencedora do Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina (1988), juntamente com James Black, farmacólogo britânico e George Hitchings, bioquímico estadunidense, por desenvolver drogas para o tratamento de leucemia e gota, descobrindo novos e importantes princípios de quimioterapia, incluindo o dos betabloqueadores. 


Descendente de imigrantes da Lituânia, recebeu educação secundária em New York City e graduou-se (1914) na York University School of Dentistry. 

Com a morte do avô vitimado por câncer decidiu voltar a estudar, ser uma cientista estudando bioquímica, farmacologia, imunologia e, eventualmente, virologia e, em particular, química. Entrou para o Hunter College (1933) e conseguiu um emprego para ensinar no New York Hospital School of Nursing. 

Conseguiu ser a única mulher graduada na New York University (1939) e obteve o Master of Science degree em química (1941). 

Trabalhou (1943) com o farmacologista George Hitchings e, em seguida, foi contratada pela Burroughs Wellcome Company (1944-1983). 

Em virtude da necessidade de trabalhar para se manter, tentou fazer um doutorado em tempo parcial na Brooklyn Polytechnic Institute, após alguns anos de iniciar seu trabalho de pesquisa. Sua persistência como pesquisadora mais tarde lhe proporcionariam vários doutorados honorários como da George Washington University, Brown University e da University of Michigan.

Foi chefe of the Department of Experimental Therapy (1967-1983). Foi membro do Board of Scientific Counselors for the Division of Cancer Treatment, do National Cancer Advisory Board, da American Association for Cancer Research (President 1983-1984), da Advisory Committees for the American Cancer Society e da Leukemia Society of America, da American Chemical Society, da Royal Society of Chemistry, da Transplantation Society, da American Society of Biological Chemists, da American Society of Pharmacology and Experimental Therapeutics, da American Association for Cancer Research, da American Society of Hematology, da American Association for the Advancement of Science, da American Association of Pharmaceutical Scientists e Fellow da New York Academy of Sciences, e de vários comitês da Tropical Disease Research, uma divisão da World Health Organization. 

Após se aposentar do Department Head da Burroughs Wellcome, permaneceu como Scientist Emeritus and Consultant, e tornou-se pesquisadora e professora of Medicine and Pharmacology da Duke University, além de participação intensa em semanários, palestras, e encontros especialmente sobre bioquímica e farmacologia dos tumores, e morreu em Chapel Hill, na Carolina do Norte.

Fonte: DEC da UFCG
Categories: , ,

0 comentários:

Postar um comentário